Estava comentando sobre GPS, navios, a viagem do Shacketon (tema do post anterior), etc, e me lembrei também de uma matéria interessante que havia visto há algumas semanas atrás. Pela primeira vez um navio cargueiro fez a rota Europa-Ásia passando pelo Ártico (ou seja, contornando o norte da Russia), o que representa uma diminuição de 26% no trajeto (http://bit.ly/y2eol). Se era melhor, então porque ninguem utilizava essa rota? Simplesmente porque o gelo fazia com que essas águas não fossem navegáveis, a não ser usando navios quebra-gelo, em viagens curtas. Com o aquecimento global e o derretimento do gelo, agora navios cargueiros também conseguem navegar, "inaugurando" a nova rota. É um bom exemplo das mudanças climáticas - não que eu seja catastrófico, muito pelo contrário.
Ainda sobre navios, vou comentar sobre o dia em que conheci o USS Midway, um porta aviões norte-americano que agora virou museu. Mas antes .....
Canal Livre sobre Segurança
.... Antes que eu deixe passar, gostaria de indicar um Canal Livre exibido há uma semana atrás, sobre Segurança Publica (tendo em vista os ultimos acontecimentos no Rio de Janeiro). Participaram do programa o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e Paulo Storani, ex-subcomandante do BOPE. Achei muito interessante, principalmente pelas falas do Secretário, que coloca vários dados interessantes, muitos dos quais eu não sabia (o capitão do BOPE só fala obviedades). Vão ai os links.
http://maisband.band.com.br/v_39149_onda_de_violencia_no_rj_e_o_tema_do_canal_livre__parte_1.htm
http://maisband.band.com.br/v_39150_onda_de_violencia_no_rj_e_o_tema_do_canal_livre__parte_2.htm
http://maisband.band.com.br/v_39151_onda_de_violencia_no_rj_e_o_tema_do_canal_livre__parte_3.htm
http://maisband.band.com.br/v_39152_onda_de_violencia_no_rj_e_o_tema_do_canal_livre__parte_4.htm
http://maisband.band.com.br/v_39153_onda_de_violencia_no_rj_e_o_tema_do_canal_livre__parte_5.htm
http://maisband.band.com.br/v_39155_onda_de_violencia_no_rj_e_o_tema_do_canal_livre__parte_6.htm
ps: Legal ver tudo, claro, mas vão ai uma dicas de partes em que o Secretário fala (existem mais, mas isolei algumas delas):
parte 1 - a partir dos 05:00
parte 2 - a partir dos 05:00
parte 5 / 6
USS Midway
Como está rolando um concurso de fotografias onde trabalho, estava dando uma olhada em algumas fotos e, dentre elas, algumas do USS Midway.
O USS Midway é um porta-aviões que entrou em funcionamento em 1945 [mas não, ele não participou da segunda guerra =)]. Serviu na Guerra do Vietnã e outras missões, abatendo o primeiro e o último avião norte-vietnamita destruido pelos EUA. Ele foi retirado de serviço em 17 de março de 1997 e levado à Baía de San Diego-Califórnia, onde foi transformado em um museu flutuante.
O passeio é muito legal, algo indispensável para quem visita San Diego.
O CVB-41, ou USS Midway, era o líder da classe Midway. À mesma classe pertenciam também o Franklin D. Roosevelt e o Coral Sea, dois outros porta-aviões. (como podemos ver aqui http://bit.ly/M0wu8, cada porta-avião norte americano pertence a uma classe, e para cada classe há um líder, que ganha o nome da classe).
Em seus 47 anos de serviço, cerca de 225.000 homens serviram no navio. E muitos ainda continuam a servir, dessa vez voluntariamente, acompanhando os turistas nas visitas ao hoje mudeu Midway.
Interessante notar que a classe Midway foi a última a ter a pista de pousos/decolagens centralizada, em linha reta (ou, em outras palavras, um "straight-deck"). O USS Midway passou por uma reforma em que a pista foi então modificada, passando a ser transversal, assim como nos porta-aviões atuais.
Antes de ver algumas fotos do Midway, comecemos com uma do "Veterans Museum and Memorial Center", que como a placa em frente a ele diz é "Dedicated to the defenders of the freedom everywhere and in all generations" - wow. Esse museu fica no Balboa Park, ou seja, em outro lugar, já que o Midway fica na Baía de San Diego.
Aqui vemos fotos do Midway antigamente e hoje em dia, ancorado na Baía de San Diego:
Na ordem:
1) A pequena corrente que segura a âncora
2) Um dos inúmeros dormitórios, para os "peões" do navio - as acomodações dos comandantes são MTO diferentes =)
3) Não é tão facil andar em alguns locais, são portas e mais portas, isolando cada área
4) Uma parte do hospital. Legal que existem bonecos - muito fiéis, por sinal - em cada área do navio
A pista de pousos/decolagens e algumas das aeronaves expostas (sim, nessa hora a bateria da minha câmera acabou, senão teriam muitas mais fotos, turista japonês que sou - embora essas fotos do post já sejam bem selecionadas):
Por fim, uma foto da vista da Baía de San Diego estando em cima do USS Midway, e do "calçadão" em frente ao local em que o Midway se encontra, e que se extende por boa parte do entorno da baía de San Diego:
Mais informações em http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Midway_%28CV-41%29 ou http://www.midway.org (site do museu)
Até mais!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário