quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Águas que passam

Tinha vários assuntos para abordar aqui, mas como sempre decidi mudar.

Hoje infelizmente foi minha última aula de Liderança na pós. Não vimos teorias, mas sim histórias e mais histórias. Análises do curso a parte, só por essa disciplina já valeu a pena. Quando entrei na faculdade e passei a ver números e mais números, mal imaginava a falta que iam me fazer as aulas de Geografia, História, as discussões em classe, etc. Com o tempo e a idade [embora essa não tão avançada =)], começamos a perceber as coisas das quais sentiremos falta na hora em que acontecem. Essas aulas de Liderança com certeza deixarão saudades. Felizmente, deixam também plantadas algumas sementes.

Recebi uma revista Época essa semana (bem, está melhorando, a Editora Abril vinha me mandando exemplares de Claudia, "a mais completa revista feminina" - fico só me perguntando em que cadastro errei meu sexo). Uma das matérias fala sobre uma pesquisa sobre a influência que cada um exerce numa rede social ou, em outras palavras, "o poder da amizade" - http://bit.ly/NQODW. É claro que amigos exercem influência, mas o interessante é que pesquisa tentou mostrar também como desconhecidos nos influenciam. Vamos plantando sementes que talvez nem imaginamos.

Voltando às aulas de Liderança, gostaria de recomendar uma leitura: "A Incrível Viagem de Shackleton", de Alfred Lansing - Ed Sextante. Shackleton foi um navegador - e aventureiro - irlandês, que tentou atingir o pólo sul magnético e geográfico em suas expedições. Não conseguiu atingir esse objetivo, mas conduziu seus 27 homens, sem nenhuma perda, numa viagem de volta para casa. A viagem durou cerca de 2 anos. Voltavam sem seu barco (que havia sido destruido pelo gelo), GPS, ou qualquer outra coisa além de um sextante . Estamos falando de 1914. Além de nenhum integrante da expedição ter falecido, voltaram todos com a moral alta e, 2 anos após o retorno, uma nova expedição foi feita e contou com a aceitação de todos, a despeito de todas as dificuldades e perigos enfrentados na anterior. Uma narração mais completa da história pode ser vista aqui http://bit.ly/anXnx. Além disso, deixo também o trailler e o filme sobre essa expedição (infelizmente, os dois estão somente em inglês).

Antes dos vídeos, deixo também um chorinho à la Beatles - achei interessante a proposta (downloads em http://bit.ly/3VNvWe). Help!






Nenhum comentário:

Postar um comentário