quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016

Talvez eu seja muito brasileiro mesmo, a ponto de ainda cair no nosso mais velho clichê: de que o Brasil é o país do futuro. Não que realmente o seja, mas o fato é que o atual contexto faz com que eu nutra um certo otimismo. As coisas parecem estar dando certo para o Brasil, e agora temos pela frente a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Analisar os impactos dos dois eventos, como também seus ganhos para o país, é tarefa muito mais complexa do que os 140 caracteres do twitter. Como ponto de partida das discussões, acho interessante assistir ao(s) video(s) abaixo. Esse é um Roda Viva em que participa o ministro dos esportes, Orlando Silva.

(o video nesse post é a primeira parte do programa, os links para as demais partes encontram-se listados abaixo)



Parte 1/9
Parte 2/9
Parte 3/9
Parte 4/9
Parte 5/9
Parte 6/9
Parte 7/9
Parte 8/9
Parte 9/9

Ainda sobre o assunto, estava assistindo a um papo de economistas sobre as implicações dos jogos no câmbio. De fato, o dólar já se desvalorizou bastante de Março para cá (yes! fui para os EUA em Fereveiro com ele batendo R$2,50), e agora já está na faixa dos 1,80, o que de fato não é nada bom para nossas exportações. Por outro lado, o Bolsa Miami (o Bolsa Família dos ricos) está a todo vapor, e quem pode aproveita para dar umas voltinhas. Falta uma bolsa para a classe média (é, ela sempre se f****). Aqui em São Paulo, até que temos a "Bolsa Fiscal Paulista". Pobre não pede, rico também não, e a classe média faz a festa, ao ver o saldo parece criança, ainda mais quando ganha 20 reais (ou mais) em algum dos sorteios!

Voltando ao câmbio: com os jogos a tendência é que haja uma enxurrada de dólares, fazendo a cotação cair ainda mais. O lado bom é que esses dólares servirão para se fazer investimentos, principalmente em infra-estrutura - claro, se o dinheiro for bem aplicado! Mas, acredito que estamos preparados.

Até a próxima

Um comentário:

  1. Não li o post inteiro, mas deve ser muito bacana. Você poderia botar um resuminho no começo do post?

    ResponderExcluir